O Plexo Físico ou Esfera Coronária Física constitui o Centro Vital onde as energias pré-existentes na Terra são assimiladas, transformadas e distribuídas. Falamos aqui de um sistema energético mais sutil e complexo do que o sistema de alimentação. Neste o alimento é ingerido, digerido e acaba por se transformar em nutrimento. Este é absorvido pelas paredes intestinais e entra na corrente sangüínea. O sangue por sua vez recebe alimentação do sistema respiratório e circula controlado pela tônica cardíaca. Essa “tônica” vem da Esfera Coronária Física, através do “Plexo Cardíaco”.
Temos assim dois pontos distintos de suprimento energético: o alimento físico, molecular, que vem da transformação da matéria (pela alimentação do sistema digestivo e do sistema respiratório) e o suprimento energético que vem do Plexo Físico através da corrente nervosa.
Este “alimento” diferencia-se do nutrimento (resultante da ingestão da comida e do ar) pelo fato de possuir energias de outra natureza em fusão, isto é, fundidas com energias da alma e do Espírito. É por isso que ele é chamado de “centro vital”.
Sem esse sistema existe apenas vida vegetativa, simples vida animal, vida “presente”, sem passado e sem futuro. Na Esfera Coronária Física são registrados todos os fatos da existência, as heranças genéticas, as resultantes Cármicas, as atuações da Alma e as elaborações do Espírito.
Essa é a razão pela qual o coração é chamado de sede do sentimento, uma vez que é através do Plexo Cardíaco e do “Chacra” correspondente que as coisas da vida são comunicadas e sentidas à revelia da consciência sensorial. Voltaremos a falar nisso quando explicarmos a diferença entre as emanações mentais e as emanações “mentais-fluídicas”. Quando falamos, aqui no Vale do Amanhecer, que temos por obrigação de cuidar de nossa vida física, de nosso corpo, não estamos, é evidente, falando apenas da vida animal, mas sim de algo mais sutil e mais complexo; estamos falando do “centro vital” cujo equilíbrio não depende apenas de alimento, respiração e exercícios. Ele depende da compreensão de nós mesmos, de nossas origens, de nossa programação Cármica, de nossos pensamentos e da inteligência que empregarmos em nossa vivência. Cuidar do corpo compreendendo esses fatores é viver em função do Espírito e da “vida global”, não apenas da “vida da matéria”.
O Plexo Físico (Esfera Coronária Física) é separado e mantém sua interdependência do Plexo Etérico (Macro-Plexo) pela existência, entre os dois, do Micro Plexo que é a sede da alma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário