quarta-feira, 26 de novembro de 2014

FORÇA FÍSICA E PSICOLÓGICAS

Forças Físicas e Psicológicas

Cremos que com o que foi dito até agora, você já pode considerar-se consciente do fato de que é uma Usina Receptora e Emissora de Forças e que vive dentro de uma Usina Maior que é o mundo que o cerca. Também já deve ter se compenetrado de que existe uma variação no tipo de Forças que atuam sobre você, podendo separar razoavelmente o que é Força Física e o que é Força Psicológica.
Daqui para diante, vamos observar um outro fato, um tanto subjetivo, mas que será a porta de entrada para seu mundo Iniciático, o mundo invisível e subja­cente em todos os atos humanos. Tomemos de novo o surrado exemplo do automóvel em movimento con­duzido pelo nosso motorista.
Enquanto o carro anda, o motorista obedecendo os regulamentos de trânsito, o mecanismo funcio­nando perfeitamente e os dois seguindo uma rota, um outro mundo de forças está atuando sobre eles, um mundo subjetivo e indefinido. Por exemplo, quando ele olha para a placa “Cuidado, escola!” e au­tomaticamente diminui a velocidade, um mundo de coisas que se referem a crianças atravessa rapida­mente a sua consciência. Ele pode se lembrar da sua infância, dos seus filhos, da oportunidade que ele perdeu não estudando, da filosofia educacional do Brasil, da meiguice das crianças, etc.
Aquela placa, por sua vez, representa o fato de que existe preocupação das autoridades com a segu­rança das crianças, que existe um cuidado, que existe uma filosofia de educação dos motoristas, que é uma cidade organizada, que trânsito é um negócio peri­goso, etc.
Você percebeu? Não são apenas os estímulos físicos e psicológicos, objetivos, que representam Forças Físicas ou Psíquicas atuantes no ato, no tra­balho que está sendo executado, que estão em ação; também outras forças atuam e determinam os esta­dos de ânimo ou desânimo do motorista. Esses es­tados por sua vez atuam sobre o mecanismo do carro e influem no comportamento mecânico da máquina. Ele freia com violência, esquece de abastecer ou de parar para colocar água no radiador, etc.
Todo estímulo resulta de um movimento energé­tico, todo estímulo é uma força. A placa “Cuidado, escola!”, além da força das palavras em si, repre­senta a força administrativa, governamental, o poder dirigente, a organização política, a filosofia civilizatória do País e etc.
As reações do motorista representam as forças atávicas, subconscientes, a educação recebida, os fa­tos particulares da sua própria vida, as atitudes que ele tem tomado em relação às crianças, enfim, seus conceitos e preconceitos.

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