A palavra “Médium” é a mais simples de qualquer vocabulário, pois sendo latina, ela pode ser usada em qualquer língua, mesmo que essa língua não seja de origem latina. Entretanto não existe palavra mais vinculada a mistérios e coisas incompreensíveis do que essa. Ela chega a causar medo nas pessoas conforme as circunstâncias. “Médium” em latim quer dizer “meio” que por sua vez significa, entre outras coisas, “aquilo que se usa para obter alguma coisa”, ou então, “o ponto exato entre dois extremos opostos”. Em português, a palavra “Médium” já é incorporada ao vocabulário e significa literalmente: “a pessoa que serve de intermediário entre os espíritos e os seres humanos”. Assim, mediante uma simples palavra, nós temos garantido que ser Médium é apenas um meio e não um fim em si. Se acrescentarmos a essa proposição a afirmativa da Doutrina do Amanhecer de que todos os seres humanos São médiuns, conclui-se que nós, os encarnados, os seres humanos somos meios para alguma coisa. Essa “alguma coisa” é a trajetória dos Espíritos pelo Planeta Terra. Se juntarmos a essa conclusão o fato simples de que a Sociedade, a Humanidade, a Civilização, a Coletividade e etc., todas essas palavras significando mais ou menos a mesma coisa, composta de seres humanos, conclui-se por simples lógica que a Humanidade é apenas meio e não um fim em si. Apenas devemos acrescentar, por respeito à Lógica, que tudo existente nesta terra é meio e fim ao mesmo tempo e que, se quisermos manter um raciocínio coerente, devemos sempre especificar as circunstâncias em que algo é meio ou fim. No caso do Médium a própria denominação já estabelece a condição de ser ele Intermediário entre o Mundo do Espírito e o Mundo Físico, um Medianeiro entre o Céu e a Terra. Todos os seres humanos sendo Médiuns, estão sendo Intermediários entre algo que deve ser feito, todos são meios de uma finalidade. Essa finalidade começa a ser Missão quando adquire um âmbito maior, além da simples sobrevivência do indivíduo. Olhando-se por esse prisma verifica-se facilmente que todos os seres humanos têm missão, uma vez que todos são Médiuns. O que então significa quando a gente diz para um Médium: “Você é um Missionário”? Para termos uma resposta correta somos obrigados a particularizar a palavra “missão” no seu sentido religioso e, para que isso seja mais real, entendê-la no sentido Crístico. Para compreender esse sentido nada melhor do que a leitura da Parábola dos Talentos em Mateus – 25,14/30:
14- Pois é como um homem, que se ia ausentar do país, e chamou seus servos e lhes entregou seus bens.
15- e a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada qual segundo sua capacidade; e partiu.
1 6- Imediatamente foi o que recebera 5 talentos e operou com eles e lucrou outros cinco.
17- Igualmente o de dois, lucrou outros dois.
18- Mas o que recebera um, foi, cavou a terra, e escondeu o dinheiro de seu senhor
19- Depois de muito tempo, vem o senhor daqueles servos e ajusta contas. 20- E vindo o que recebera cinco talentos, trouxe outros cinco, dizendo: “Senhor, entregaste-me cinco talentos; olha outros cinco talentos que lucrei.
21- Disse-lhe seu senhor: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, confiar-te-ei o muito; entra na alegria de teu senhor”.
22- Chegando também o de dois talentos, disse: “Senhor, entregaste-me dois talentos; olha outros dois talentos que lucrei”.
23- Falou-lhe seu senhor: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, confiar-te-ei o muito entra na alegria de teu senhor”.
24- Vindo também o que recebera um talento, disse “Senhor, conheço-te que és homem duro, colhendo onde não semeaste e recolhendo onde não distribuíste,
25- e amedrontado, escondi teu talento na terra olha (aqui) tens o teu
26- Respondendo, então, disse-lhe seu senhor: “Servo infeliz e tímido, sabias que colho onde não semeei e recolho onde não distribuí?
27- Devias, então, ter confiado meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, teria recuperado o meu com juros.
28- Tomai-lhe, portanto, o talento, e dai-o ao que tem dez talentos,
29- pois a todo aquele que tem ser-lhe-á dado e ainda sobre o que tem será acrescentado; mas ao que não tem, ainda o que pensa ter ser-lhe-á tirado. 30- E o servo inútil lançai-o nas trevas exteriores; aí haverá o choro e o ranger de dentes”. (Mateus, 25: 14 – 30. ln Carlos Torres Pastorino, “Sabedoria do Evangelho”, Vol. 6º pág. 175). Desde que essa Parábola foi conhecida, “talento” passou a significar a qualidade inata e o engenho passíveis de serem multiplicados, desenvolvidos. A Mediunidade inata, natural em todos os seres humanos, é uma qualidade que pode ser “multiplicada”, isto é, desenvolvida e, como na parábola tendo sido recebida, ser devolvida em dobro ou multiplicada “ao Senhor”. Médium, com “M” maiúsculo é pois, aquele ser humano que desenvolve o seu talento mediúnico e, ao fazê-lo, exerce automaticamente uma Missão; torna-se um Missionário. É por isso que a gente costuma dizer do Médium que se dedica com mais Amor ao trabalho mediúnico que “ele é um verdadeiro missionário”.
Gostei muito de sua interpretação do trecho do Evangelho.
ResponderExcluir